domingo, 17 de janeiro de 2010

… que atirem a terceira pedra

Trilogias. No cinema. A terceira parte sempre é a mais fraca. ainda não vi, pelo menos, uma terceira parte que justificasse ou fosse tão boa quanto qualquer uma das anteriores. Homem-Aranha, Matrix, X-men. Isso pra falar das modernas. Das antigas: Indiana Jones, De Volta para o Futuro, Guerra nas Estrelas. Essa última é um caso à parte: a trilogia antiga sim, o 3° episódio é o mais fraco; dos episódios I, II e III o último é melhor - relativamente falando. Mas de qualquer forma, trata-se de uma 'hexalogia'.
No caso Matrix, a trilogia foi pensada, mas no esquemão 'se o primeiro der certo, faremos os outros 2' de Hollywood. Mais efeitos, mais dinheiro e menos história. Em De Volta para o Futuro nunca houve originalmente idéia de sequência - e isso foi dito várias vezes - e acabou ganhando duas partes filmadas simultaneamente (fato que anteriormente só havia ocorrido em Superman) para sossegar os fãs e, claro, render uma boa grana aos estúdios da Universal.
Alguns como Shrek ganham um quarto filme, embora não fuja à regra. Alguns filmes possuem a segunda parte, por incrível que pareça, melhor que a primeira. Na minha humilde opinião, De Volta para o Futuro e Aliens (sei que este último não é uma trilogia…).
Uma boa notícia que vi esta semana reporta que Homem-Aranha 4 não vai acontecer. Isso é ótimo porque com o terceiro um arco se encerrou. Não hjá necessidade de contar uma nova história; além do mais, Toby McGuire já tem mais de 30 anos e não convence mais como o adolescente que a franquia quer nos empurrar goela abaixo. É previsto um reboot nesta franquia.
Reboots são bons, acho. Mas alguns ainda estão ainda muito recentes na memória: Homem-Aranha, Demolidor, Quarteto Fantástico.
Vamos aguardar novidades e criatividade das cabeças de Hollywood. Afinal, acho o preço do ingresso caro e quero ter 2 horas de diversão.

Nenhum comentário: